Projecto BigBooks (Grandes Livros e Livros Grandes) Laitura/Escrita Criativa

28-04-2010 15:53

 

 

(Proposta de Planificação)

 

ANO LECTIVO 2010/2011

 

 

        PÚBLICO ALVO: Para todos os alunos do Pré – Escolar, 1º Ciclo e 2º Ciclo do Agrupamento de Escolas Vieira de Araújo.

 

        TÍTULO DO PROJECTO: BigBooks – Grandes Livros e Livros Grandes.

 

 

        OBJECTIVOS GERAIS:

 

·        Promover a leitura na sala de aula e a leitura autónoma;

·        Formar Leitores;

·        Desenvolver a Escrita Criativa;

·        Desenvolver a Expressão Plástica;

·        Promover a Inter e a Multidisciplinaridade.

 

        OBJECTIVOS ESPECÍFICOS:

 

·        Despertar o prazer de ler;

·        Criar o gosto pela leitura;

·        Criar hábitos de leitura;

·        Desenvolver competências de escrita e de interpretação;

·        Cativar para outros saberes;

·        Envolver a comunidade educativa no acto de ler;

·        Desenvolver as várias manifestações de Expressões Plásticas;

·        Aplicar conhecimentos dos curricula.

 

 

O Produto final deste Projecto será a construção/elaboração de um Livro em formato gigante, com textos elaborados pelos alunos com todos os géneros textuais, desde cartas, avisos, recados, poesias, narrativas, textos dramáticos, informativos…

Estes Livros, elaborados em todos os graus de ensino já referidos (Pré- Escolar, 1º Ciclo e 2º Ciclo), deverão ser ilustrados pelos alunos. No fim do ano serão expostos na Biblioteca do Agrupamento e será premiado o melhor Livro em cada grau de ensino.

Esta actividade deverá constar do Plano Anual de Actividades e será integrada na Semana da Leitura.

 

 

Contacto

Agrupamento de Escolas Vieira de Araújo

Rua Dra. Júlia Alves Martins 4850-549 Cantelães Vieira do Minho

253 647201

 

Certo dia tive um sonho

Que vos vou contar

Num lindo Jardim, vi

Uma árvore de encantar

Pinheiro? Macieira? ou Carvalho?

Mas … não era

Era uma árvore mágica

Com tantas folhas e flores

De várias cores

Arregaçamos as mangas

E todos juntos trabalhamos

Com garrafas, rolhas e …

Esta árvore construímos

Para a Primavera acolher

 

Jardins de Infância do Agrupamento de Vieira de Araújo

 

 

 

 

Testemunhos deslumbrantes de Leitura

 

"Um dia li um livro e toda a minha vida mudou. Desde a primeira página, sofri com tanta força o poder do livro que senti o meu corpo apartado da cadeira e da mesa a que me sentava... Era uma influência tão forte que me parecia que a luz emanada das páginas me atingia como um jorro... Continuava a ler; página atrás de página, como se estudasse um guia que me orientaria através desta terra desconhecida e selvagem... Durante todo este tempo, o livro estava ali, em cima da mesa, com a luz que dele emanava a bater-me na cara, e no entanto, parecia-me tão familiar como os outros objectos que enchiam o meu quarto... Sucediam-se os minutos e as páginas... Li a página seguinte, depois outras, e outras ainda, vi a luz que se filtrava da soleira da outra vida; vi tudo o que conhecia e tudo o que ignorava; vi a minha própria vida... À medida que virava as páginas, penetrava na minha alma e apoderava-se dela um universo cuja existência ignorara até então, que nem sequer tinha imaginado... Adivinhei desde o princípio que o livro tinha sido escrito para mim, e era por isso que cada palavra e cada expressão me tinham tocado tão profundamente... Agarrando nele com as duas mãos, sorvia o cheiro da tinta e do papel que emanava das suas páginas, como fazia na infância quando acabava de ler um álbum de banda desenhada. Era exactamente o mesmo cheiro."

 

Orphan Pamuk, in A Vida Nova